GEOPROCESSAMENTO
Gestão e análise de dados espaciais georreferenciados que constituem a base de informação para projetos.
Desenvolvimento de soluções nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Urbanismo, planejamento viário, mobilidade urbana e segurança do tráfego, através de projetos e consultorias técnicas.
Projetos técnicos com o objetivo de organizar e regularizar o trânsito de cidades ou rodovias, com base em Engenharia de Tráfego e Urbanismo, de acordo com a legislação brasileira vigente (CTB, CONTRAN, DNIT, ABNT e de departamentos de estradas de rodagem estaduais), gerando planos de circulação viária com soluções em sinalização horizontal, vertical e dispositivos auxiliares.
O plano de circulação viária de uma cidade é um estudo complexo das condições de mobilidade, com o efeito de regular a utilização racional da rede viária, de acordo com sua capacidade, para o atendimento das demandas municipais de segurança. A consequência é um trânsito com ampliação da segurança, melhorando-se os deslocamentos e diminuindo-se conflitos, relacionando-se às diretrizes provindas da hierarquização viária, do estudo de arranjo dos cruzamentos das vias, da proteção dos pedestres, da organização das áreas de influência do transporte coletivo e de veículos de carga, das áreas de estacionamento e, substancialmente, da sinalização viária.
Projetos técnicos de sinalização indicativa de orientação turística para veículos e/ou pedestres, com foco no desenvolvimento regional. Expõe aos visitantes o patrimônio de uma localidade, revelando suas características e indicando os melhores trajetos, destacando as atrações turísticas e valorizando o município ou região.
Desenvolvimento do conjunto de ações para o tratamento e ampliação da mobilidade urbana através da sondagem e qualificação da população municipal na busca de melhorias da qualidade de vida urbana com deslocamentos mais eficientes, com a melhoria da fluidez e da segurança viária de pedestres e veículos com foco nos sistemas de transporte coletivo e não motorizado que desenvolva o convívio e bem-estar, atendendo aos requisitos da Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Projeto que estuda características de traçado de vias de acordo com a sua função, seja urbana ou rural, principalmente de acordo com as leis do movimento, características de operação dos veículos, reação dos motoristas, segurança e eficiência, levando em consideração o volume de tráfego a que se destina.
Projetos de pavimentação determinam a estrutura de pavimento a ser implantada para uma determinada via, sendo considerada a parte mais onerosa de um projeto viário. Um bom projeto permite economia de recursos garantindo a durabilidade da via.
Têm por objetivo conceber um sistema de drenagem que irá retirar e destinar a local adequando as águas que interceptam o corpo estradal, de modo a garantir a integridade durante a vida útil de uma via.
Projetos de implantação de estacionamento regulamentado para vias públicas e pátios de estacionamentos, prevendo a definição de áreas específicas, tempo de permanência, categoria de veículos, uso da via (carga e descarga, embarque e desembarque, veículos oficiais, entre outros) e cálculo de vagas para portadores de necessidades especiais e idosos, de acordo com a legislação vigente. Inclui cálculo de previsão de receita para utilização de estacionamento rotativo pago, além de assessoria jurídica para elaboração da lei de implementação.
Implantação e sinalização de segurança para ciclovias e ciclofaixas, com definição de rotas adequadas, com atendimento às exigências legais. Especificação de materiais e dispositivos que garantam segurança e desempenho ao longo do uso.
Projeto de sinalização horizontal, sinalização vertical e de dispositivos auxiliares de segurança para a organização do fluxo de veículos e pedestres, objetivando o aumento da segurança no entorno de áreas especiais.
Como o objetivo de regulamentar o uso das vias e delimitar as áreas de estacionamento, dando o uso adequado para cada elemento, conforme a legislação brasileira vigente. É de suma importância o estudo do número de vagas e a adequação dos espaços destinados a portadores de necessidades especiais (PNE), idosos, áreas de carga e descarga, entre outros.
Projetos de acessos devem ser pensados a partir dos veículos que irão acessar o estabelecimento, sejam eles veículos de clientes ou de carga que abastecem o local. Devem ser elaborados segundo as normas do órgão responsável pela via.
O projeto de sinalização para condomínios residenciais tem a finalidade de apresentar soluções de sinalização viária para a organização do fluxo de veículos, definindo o melhor uso das vias de acordo com a legislação brasileira vigente, tendo como consequência um tráfego com maior segurança para seus moradores e visitantes.
O projeto de placas indicativas de identificação de logradouros contempla o levantamento de dados de nomes de logradouros, numeração, CEP e bairros, com o objetivo de apresentar à população todos os dados existentes em relação ao endereço postal oficial.
A acessibilidade é um tema cada vez mais difundido nas cidades. Leis específicas de cada município e normas da ABNT geram subsídios para o planejamento e a alteração de vias e adaptação de edifícios, para que possam se tornar acessíveis a todos os usuários.
O objetivo do projeto de adequação do calçamento é tornar visualmente e funcionalmente coerente e organizada a percepção dos elementos que compreendem o espaço, e que constituem o conjunto do meio ambiente que sofreu alterações ou que manteve suas características naturais, conforme as diretrizes legais de cada município, bem como a NBR 9050:2015.
Projetos de arruamentos são elaborados para a implantação ou a ampliação de vias urbanas. Estes requerem que o tráfego local, as condições do terreno e o espaço disponível sejam analisados, de acordo com as demandas, para então ser proposta uma geometria que satisfaça as necessidades de projeto.
O projeto de dispositivos de contenção contempla a análise para a instalação de defensas metálicas, atenuadores de impacto e barreiras New Jersey, visando a segurança do condutor diante de obstáculos naturais ou artificias presentes nas vias e que representam riscos de colisão para um veículo errante. Tais dispositivos são projetados para minimizar a severidade dos acidentes, respeitando as diretrizes estabelecidas pela ABNT.
Análise de rotas para veículos de carga de acordo com a capacidade viária e o uso do solo de cada localidade. Desta forma através do estudo de cada setor é possível propor diferentes rotas para amenizar o impacto que tais veículos podem gerar para a região em que estão inseridos.
O Projeto de Sinalização Temporária, também chamado de projeto de sinalização de obras, tem por objetivo advertir os usuários da via sobre situações temporárias de obras e assim garantir que os obstáculos sejam vencidos com segurança por pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores de veículos automotores.
Projetos urbanísticos de áreas públicas visam o desenvolvimento de programas e serviços para melhorar a qualidade de vida da população. O planejamento ordenado das cidades é parte fundamental de um bom programa, uma vez que é a partir de estudos micro e macro de cada território que são gerados mecanismos norteadores para o crescimento de cada região.
Projetos arquitetônicos focados na funcionalidade dos espaços e na qualidade de vida, principalmente relacionados a equipamentos urbanos, atividades comerciais e ambientes corporativos.
Sistema de levantamento fotogramétrico em plataforma móvel, através do qual são obtidas imagens georreferenciadas que permitem dimensionar a geometria da pista de rolamento e realizar o cadastro de ativos viários, mobiliário e equipamentos urbanos.
Assessoria técnica para alteração de diretriz de via junto aos órgãos competentes. Elaboração de relatórios, protocolo e acompanhamento de processos.
Levantamento, representação e quantificação da sinalização viária executada/existente.
Programas didáticos para o público em geral e para o ensino escolar, através de cartilhas e encartes educativos. O foco é a conscientização das responsabilidades no trânsito e a importância em respeitar as leis de trânsito a fim de melhorar o relacionamento social entre os pedestres, condutores e ciclistas.
Novos empreendimentos demandam análises do tráfego de entorno e possíveis intervenções para amenização dos impactos negativos no trânsito local.
Assessoria técnica para protocolo e acompanhamento da análise de projetos junto aos órgãos competentes.
Planejamento, programação e medição do volume de tráfego de veículos e pedestres visando a produção de relatórios de capacidade, acessibilidade e mobilidade do sistema viário com foco na elaboração de produtos de disciplinamento viário, correções geométricas, implantação de controladores semafóricos, redutores de velocidade e outros estudos de engenharia de segurança.
Atualização das plantas cadastrais municipais para retificação de terrenos e revisão da área construída objetivando a modernização dos sistemas municipais de gestão de impostos e controle fiscal através de levantamentos aerofotogramétricos de alta resolução e restituição tridimensional.